Monday, May 7, 2007

Viver na Suécia por amor

Morar na Suécia é dificil o custo de vida é muito caro. Os salários são altos, mas se gasta muito mais. Os aluguéis são altos, os impostos também são altos e muitos.
Impostos:
- salario 32% (esse ano com novo governo), antes 35%
- comida, energia, gasolina, etc 25%
- revistas, livros 6%
- ônibus 12%
- roupas, calçados 25%
Computadores, eletrodomesticos são baratos e boa qualidade. Comprar uma casa é caro em cidades grandes, a maiorias das casas do interior são bem mais em conta, os juros são mais o menos 5% ao ano. Como no Brasil passa a vida inteira pagando o financiamento da casa.
Eu leio na Net muitos brasileiros querem sair do Brasil para morar na europa ou EUA, a procura de sonho de ficar rico ganhar dinheiro, só que isso não existe mais. Moro na Suécia 13 anos nunca vi falar de alguém aqui ficar rico trabalhando, só ganhando na loteria ou receber herança, então a pessoa já nasce rico.
Não acredite quando alguém que fala que mora na europa ou EUA que ganha muito dinheiro isso e mentira. Isso é apenas ilusão. A unica coisa, você trabalha para comer e pagar impostos.
Aqui na Suécia tem 4 estações do ano, uma pessoa precisa de roupas para as 4 estações.
Morar fora de seu país e muito dificil, só mesmo por amor. Isso com muito amor pelo pessoa e o país que você vive.

O idioma também é dificil. Imagina que você pensa em um idioma, mas só ouve outro idioma, jornais, tv, as pessoas falando.

22 comments:

  1. Oi Lucy :)
    Eu tb moro na Suécia (Estocolmo), já enfrentei um inverno sem amigos aqui, sob o clima deprê, mas sobrevivi.
    O inverno principalmente não é fácil, mas não acredito que seja tão difícil assim viver na Suécia de modo geral. Conheco suecos que eram classe média pobre e hj são praticamente ricos devido a seus projetos e trabalhos.
    Existe um perigo sutil na Suécia que é se deixar ser influenciado pelo ânimo acomodado.
    Aqui estou tendo a oportunidade de fazer cursos bons sem pagar nada como ingles e japones.
    Só sabendo bem esses 2 idiomas já dá para arranjar uns trabalhos bem legais. Tudo depende da gente, de nosso empenho e da nossa escolha em ver o que a Suécia oferece de positivo :)
    Grande abraco !
    Solange
    www.solangekei.com.br

    ReplyDelete
  2. Oi Solange
    Bem eu moro aqui muito tempo, eu nunca conheci suecos de "classe média pobre" que ficaram ricos, vc teve mais sorte de conhecer. Meu marido tem 3 empregos o que ele ganha da para comer e olhe lá, o custo de vida aqui é muito caro, os impostos são altos tb, vc deve saber disso.
    Na realidade ñ existe nada de "graça", o cursos q vc faz vc ñ paga nada "agora", esses cursos forão e serão pagos pelos "suecos e estrageiros que pagam imposto" como meu marido o seu marido ou namorado, os pais deles, os avos deles etc. E se vc trabalha vc tb vai pagar para outros ai vai...
    Eu escrevi esse "Post" pq eu li na "Net" um brasiliero pgt sobre vir p/ europa.
    - Ele ia emprestar 15 000 Reais de um amigo para vir p/ europa
    -Pgt: (dele) Ele vindo p/ europa com esse dinheiro "qto tempo ele precisaria trabalhar aqui p/ pagar o amigo no Brasil"????
    - Outro bra. "Se era facil ele arrumar emprego "sendo ilegal" na Suécia???
    E assim por diante, o q eu escrevi eu q sei.
    A maioria vem em busca de sonho q ñ existe ficar rico em outro país, o Brasil ainda é o unico país q se pode ficar rico c/ trabalho é tb tem a China no momento.
    Eu moro aqui sem amigos tenho alguns conhecidos, e nunca tive deprê. Essa palavra ñ existe no meu vocabulario, existe mil coisas p/ fazer o tempo passa bem rapido.
    Se vc ler mais na NET vc vai ver muitos "casos" dos caçadores de furtunas, mata, rouba, falsifica passaporte aqui na europa. Tanto q muitos brasileiros estão sendo mandado de volta "nos aeroportos da Espanha, Portugal, etc, só inicio desse ano eles "mandaram de volta 300 brasileiro/a/s e ´so vc procura ler nos jornais do Brasil.
    Sinto muito

    ReplyDelete
  3. Ola, nao moro na suecia ainda,mas me mudo proximo ano. Acho, pela minha humilde opniao, que todo pais voce tem possibilidades de ter problemas como tambem de ter beneficios. O problemas é que as pessoas sempre estao atras de beneficios rapidos e sem trabalho.
    Com esforço dedicacao e se capacitando todo o tempo, a pessoa tem probabilidade de chegar mais proximo do seu objetivo. Nao é somente pensando que vai ficar rico sem trabalhar que isso acontecera. Concordo que com amor e por amor as coisas caminham melhor, pois tera um apoio e nao estara so. Me casarei e nao tenho a ilusao de que viverei com comidades e sem nenhum esforco na suecia. Ao contrario, sei que em todo o mundo, as coisas para acontecerem tem que se correr atras delas.
    Espero que todos tenham a garra de lutar atras de seus objetivos e quando cairem terem forca para se levantar e lutar mais ainda.
    bjs a todos

    ReplyDelete
  4. Olá! Desculpe-me, mas ficou uma pergunta no ar... se o Brasil é o único país que ainda se consegue ficar rico, pq seu marido e vc não tentam a vida por lá? Acho que vc consegue dar a nacionalidade brasileira a ele. Lí uma outra entrevista interessante de uma brasileira que vive feliz na Suécia e nos mostra uma realidade fantástica - porém, sendo mto realista - e nos aponta o fator "nunca comparar um país eestrangeiro com aquele no qual fomos criados" como um dos principais segredo do sucesso. Os outros são: repeitar e tentar se integrar a cultura do país que nos acolhe. Achei bem interessante...Procure na NET e vai encontrar a entrevista dessa sra. inteligente, talvez te ajude a se ambientar melhor. Sucesso!!!

    ReplyDelete
  5. Ola!
    Aqui quem escreve e uma brasileira que morou durante 11 anos na Suecia. Eu aprendi muito ai neste pais e o pais sempre foi muito generoso e respeituoso comigo. Claro, que os invernos ai sao bem cansativos e largos mas se a gente tem um trabalho, fica mais facil para se adaptar ao clima duro. Suecia, nao e um pais para se ficar rico mas o sistema te oferece muitos beneficios , claro que voce paga pelos mesmos mas tem retorno. No Brasil, infelizmente isto nao acontece. Tem tanta gente la que nao tem oportunidade de nada ! Mesmo pagando impostos !
    Todos os lugares tem seus pros e contras ! Ai depende de cada um se consegue se adaptar ou nao. Se nao for o caso de se adaptar, pega as malinhas e rumo para terra Brasilis e vai ser feliz la , porque o importante e a gente estar feliz consigo mesmo.

    ReplyDelete
  6. Oi gente,aqui é uma brasileira casada com sueco que vai morar na suecia, talvez em julho.
    Estou me preparando pisicologicamente porque sei que nao vai ser nada facil.Como em todos os lugares do mundo, a suecia tem seus prós e contras.Na minha opinião os contras ficam por conta da adaptação com o clima e preços. Em compensação tem excelente qualidade de ensino e saude. Aqui no brasil, se vc quiser ter boa qualidade, tem q pagar particular, como plano de saude e escolas por exemplo, e assim mesmo alguns deixam á desejar.Na suecia os impostos são altos, mas vc tem o retorno, ainda mais qndo tem filhos. O pobre tem mais dignidade na suecia do que aqui no Brasil. Penso q vale á pena tentar, e nunca me arrependo do que faço, só do que não faço.Quero uma vida de qualidade pros meus filhos, e se a suecia pode oferecer isso, é pra lá mesmo que eu vou.Se não tentar nunca saberei.Espero voltar aqui para detalhar minha experiencia, já na suecia.

    ReplyDelete
  7. Interessante, todos os comentários aqui deixados mostram preocupação com o dinheiro e os benefícios oriundos dos impostos, mas oq importa ninguem se atentou que a vida...vida no sentido de estar vivo ou de manter-se!
    Perdi minha mãe em 79 em um assalto dentro da empresa que ela trabalhava em São Paulo, ninguém foi punido, tive dois veículos roubados na juventude, fui vitima de estelionato cometido pelo meu adv, fui assaltado 2 vezes nos ultimos 40 dias, isso pq moro em uma cidade conhecida pelo progresso e riqueza SJCampos-SP a capital da tecnologia brasileira, será que na Suécia ou qqer país que exista Leis e autoridades honestas isso tudo teria ocorrido? Talvés sim, porém, esses marginais teriam sido punidos certamente, meu objetivo é sair do Brasil por questão de sobrevivência e inteligência não pra ganhar dinheiro, até porque esta etapa já resolvi...qdo se tem sucesso no Brasil é que é pior, vc é alvo, paga-se impostos e ainda tem que ter seguro de tudo, se não ter seguranças e carros blindados, acho que a realidade brasileira é bem pior doq os comentários aqui deixados, sem falar na vergonha de ter governantes como temos, conheço boa parte do Brasil e de seu povo, e sei o quão miserável é esse país e o seu povo, que sequer sabe votar, mesmo aqueles que possuem cursos superiores...somos sim uma vergonha, essa é a verdade! Pais do carnaval e do futebol, país da morena com a bunda a mostra, país da Lei de "Gerson"...enfim, país da malandragem e da corrupção, se vc quiser ter certeza disso seja um empresário no Brasil!
    Sds a todos Evandro.

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  9. Sinceramente não entendo em que País vcs vivem, quando falam do Brasil. Isso não é mais aquela terra de FHC não minha gente. Não faltam empregos aqui. Pelo contrário falta mão de obra. E qualificada. Tem emprego sobrando. Pra estudar tem cursos aos montes nas escolas técnicas e nas universidades públicas. Pelo interior do País sobram vagas. Alguns cursos como física e contabilidade por exemplo as universidades tem dificuldades para encontrar alunos. Eu entrei na faculdade no início do atual governo. Fui para o estágio, quando saí tinha quatro ou cinco propostas de emprego. Decidi não aceitar nenhuma e estudar para conseguir algo melhor. Agora consegui um emprego bem legal, com um plano de carreira fantástico. Minha irmã entreou em uma universidade pública do interior, minha mãe também. Meu namorado entrou num faculdade particular com preços mínimos. Agora entrou numa pública também pq tinha vaga disponível.
    Ainda tem muita pobreza, mas oportunidades não faltam.

    ReplyDelete
  10. OLA TODOS(AS)Anonymous said. CONCORDO COM EVANDRO SOU PAULISTA DA GEMA E ITAPECERICA -CIDADE DA MEGALOPOLE DA CLA A ESTOU REVOLTADO COM ESTE BRASIL, HOJE DIA 15/12/2010 ENQUANTO O POVO BATALHADOR E GUERREIRO ESTAO PEGANDO SEUS TROCADOS E SAINDO AS COMPRAS DE FINAL DE ANO, OS DEPUTADOS APROVARAM UM AUMENTO DE 16 MIL PARA MAIS DE 26 MIL POR NES DE SALARIO.... ISSO ESTA ME CAUSANDO UM NÓ NA GARGANTA POIS COMO PROF° DA REDE ESTADUAL DE SAO PAULO GANHO POR ANO O VALOR QUE ELES GANHAM EM UM MES... TEMOS QUE PAGAR POR TUDO EVANDRO ATE PARA PODER CAGAR AQUI...JA FUI ASSALTADO 3 VEZES A MAO ARMADA E A DOIS FURTOS, FORA OS 2 SEQUESTROS DE PESSOAS PROXIMAS E ROUBO EM CASA... DOU AULA PARA ALUNOS QUE SERAO FUTUROS LADROES E QUE PODERAO MATAR MEUS FILHOS.... PUTA MERDA.... NAO QUERO NEM IMAGINAR E ESPERO VER UMA OPORTUNIDADE DE IR PARA UM PAIS ONDE MEU SUOR É RECONHECIDO, QUEM SABE PARA A SUÉCIA. SOU BIOLOGO(2DIPLOMAS)FILOSOFO E TO PENSANDO EM FAZER ESTUDOS NA TEOLOGIA PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SE DEUS TEM UMA ALTERNATIVA PARA TUDO ISSO... BEM QUEM QUISER FAZER CONTATO COMIGO SEGUE EMAIL PARTICULAR: jrjjesus@ibest.com.br. Ric

    ReplyDelete
  11. OLA SOU UMA DESCONHECIDA SE TRATANDO DE TRABALHO NO BRASIL, VIVI EM LONDRES 7 ANOS ONDE PUDE VER MUITA DIFERENÇA ENTRE O PAÍS EM QUAL NASCI, MAS NÃO ADIANTA FICAR COMPARANDO, MESMO QUE SEJA IMPOSSÍVEL, ESTIVE NO BRASIL AGORA ESSES DOIS ANOS E TENTEI TRABALHAR POR LA,, E DAÍ VEIO A COMPARAÇÃO O QUANTO DEVERIA TRABALHAR PARA PODER TER O QUE EU JA HAVIA ADQUIRIDO EM ALGUNS MESES TRABALHADO EM LONDRES.SÓ NÃO JUNTEI NADA POIS NÃO TINHA DOCUMENTO. HOJE SOU UMA BRASILEIRA COM DOCUMENTO EUROPEU, E SEI QUE MESMO DIFÍCIL A VIDA AQUI FORA, AINDA ACREDITO QUE É MAIS FACIL DO QUE A VIDA NO MEU PROPRIO PAÍS (BRASIL). PELO MENOS AQUI TODOS OS IMPOSTOS PAGOS SERÃO RETORNADOS DE ALGUMA FORMA PARA MEU BOLSO. OU SIMPLESMENTE SABENDO DA BOA EDUCAÇÃO QUE MEU FILHO POSSA TER, JÁ É GRATIFICANTE. ESTOU ESCREVENDO ISSO POIS ESTOU COM POSSIBILIDADES DE IR A SUECIA ONDE JÁ LI MUITO A RESPEITO E FIQUEI ADMIRADA. SEI QUE PRA TUDO SE DEVE TER MUITA FORÇA DE VONTADE, MAS COMO DIZ MEU AMIGO DAQUI, A DIFERENÇA É QUE FORA DO BRASIL ESSE ESFORÇO É RECONHECIDO.
    CONTANDO AINDA COM A DIFERENÇA QUE NÃO ME SINTO ROUBADA PELO MEU PRÓPRIO GOVERNO . BRASIL TEM SUAS BELEZAS...MAS ACREDITO QUE COM MTO DINHEIRO NO BOLSO .BRASIL SE TORNA UM BELO PAIS PARA PASSAR FÉRIAS E SÓ.
    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS SEJA NO BRASIL OU FORA DELE.

    ReplyDelete
  12. Yo..!! Whats up...!? Ja rodei muito este mundao

    e o que aprendi de melhor e que opiniao todo

    mundo tem, experiencia poucos. Generalizar

    tambem tem exessoes... Amo o Braza mais esta

    dificil de respeita-lo...:)

    ReplyDelete
  13. será que pode me dar uma ajuda?
    terei uma entrevista em breve para obter um contrato de trabalho na suecia.
    entretanto, nao sei nada de concreto sobre o país. um salario de 3.500€ é taxado em quanto? para viver com minha filha que ainda faz o colegial, quanto gastaria em média? (claro que isso depende de cada um) refiro-me a quanto custa em média: aluguel de uma casa(ou apartamento) de 2 quartos, agua, luz, gaz, telefone, supermercado, essas coisas... Será que poderia me dar exemplos paupáveis? preciso saber se vale a pena sair de onde estou. ainda mais se assinar um contrato de 3 anos...
    tenho dupla cidadania. nao terei problemas com visto e coisas do genero.

    ReplyDelete
  14. Estou completamente de acordo consigo, Evandro!!!
    Também sou brasileiro, vivo em Portugal com a minha esposa e não sinto falta alguma do Brasil. Portugal também não é e nunca será um país que irá deixar-me rico, mas pelo menos aqui sinto-me mais seguro e diga-se de passagem, é um país mais justo em todos os aspectos!!!
    Abraços!!!

    ReplyDelete
  15. oi eu suo português e gosto muito da Suécia eu quero ir para la alem pode me ajudar a diz o que é preciso faz fazer ?
    penso que a Suécia esta no espaço de livre para viver e trabalhar mas e dar sugestões o que devo fazer e o que não devo fazer nas só -posso ir daqui a três anos obrigado pode - me ajudar ?

    ReplyDelete
  16. Oi Leonor Said!

    De seu salário de 3500 euros serão descontados na fonte (imposto de renda) aprox. 900 euros e vc terá 2600 euros na sua folha de pagamento.
    O aluguel de um apartamento de 2 quartos custam em média entre 550 e 700 euros, podendo ser mais caros no centro de uma das 3 maiores cidades do país: Stockholm, Göteborg e Malmö.
    Tenho um apartamento desses e pago 35 euros de eletricidade. Gás quase não existe mais, os fogões sendo elétricos. No aluguel está incluído água (quente e fria) e aquecimento, condomínio tbém não existe. Internet e telefone são muito baratos e eficientes (até 200 Mbit/s). Você não precisará pagar seguro saúde e nem escola da sua filha pois o ensino (incuíndo universidade) e a saúde são praticamente gratuítos e de muita boa qualidade.
    Pessoalmente acho que vcs devem tentar se mudar pra cá sim... terão uma qualidade de vida bem superior ao do Brasil, com segurança material e física, uma educação de primeiro mundo para sua filha além de experiência profissional.
    Espero ter ajudado. Qualquer duvida pode perguntar.
    Atenciosamente, MICHEL

    ReplyDelete
    Replies
    1. Michel, por gentileza, poderia me passar seu email, ou enviar-me para marissaborges@gmail.com moro em Curitiba, e recebi convite para fazer pos doutorado na Suecia .....

      Delete
  17. Jag gillade för att veta dess arbete!
    Brasilianen har vi mycket som ska läras med dess land!
    Newton Almeida - MILJÖ AV Rio de Janeiro
    http://limpezariomeriti.blogspot.com

    ReplyDelete
  18. olá pessoal, estou querendo me mudar para a suécia e li quase todos o depoimento aqui, acaei de me separar e quero fazer uma mudança radical em minha vida, sou comerciante em aracaju- sergipe, gostaria de saber quais os passos que devo trilhar para conseguir ficar na suécia, como começar, quem procurar, onde procurar, tenho 54 anos, será que consigo ir de forma regular para ficar sem ser como turista,??
    Quem puder me ajudar vou ficar agradecido, ja estou vendendo o que tenho por aqui e quero mesmo ir morar por aí, Atenciosamente Paulo

    ReplyDelete
  19. ola,bom dia, meu nome é Paulo Rogerio, tenho 54 anos e estou decidido mudar completamente minha vida, sou comercinte tenho um restaurante e estou vendendo tudo e pretendo me mudar para suecia, gostaria de saber de alguem que conseguiu cidadania, como foi o processo e como começou o mesmo, tempo que demora as exigencias feitas, a quem procurar para começar,agradeceria demais estas informações e claro outras mais que puderem me ajudar, obrigado, meu e-mail bonifaciorogerio1@hotmail.com abraços

    ReplyDelete
  20. Olá! Tenho 21 anos. Atualmente sou secretário. Não tenho formação superior, mas estou pensando seriamente me mudar para Gotemburgo - Suécia, pois sei que é um país de ótima qualidade de vida e um dos menos corruptos do mundo. Existe um "pequeno problema", não falo Suéco. O inglês é uma língua comum na suécia? Seria possível uma boa relação com a sociedade apenas falando inglês? Tenho interesse em aprender a língua Suéca também, mas quando eu chegar lá, convivendo com as pessoas.
    Estou indo ciente das dificuldades, porém não desanimado. Sou um cara muito desenrolado. Não me influencio facilmente com as adversidades da vida. Meus objetivos são difíceis de ser alcançados, mas não impossível!
    Vou aproveitar uma oportunidade que a vida está me dando... Não irei me preocupar com moradia ao chegar lá. Então terei tempo para me dedicar ao idioma Suéco. Mas preciso saber se é possível interagir com a maioria das pessoas apenas falando inglês. Sou grato a todos, por favor envie-me resposta. Abraço.
    (wagnerjair@hotmail.com)

    ReplyDelete
  21. Estou em Estocolmo fazendo turismo. Fiquei Maravilhada com a cidade. Sou de São Paulo e estou até com medo de voltar para aquele caos de cidade. Falando em preços viver em São Paulo esta mais caro que muitas capitais da Europa. Aqui me sinto no paraiso por poder usar o meu IPAD sem ter medo de ser assaltada. Aliás os assaltos no Brasil evoluiram muito, agora são assaltos com metralhadora. Tenho padrão de vida em São Paulo mas não tenho qualidade de vida. Aliás você pode morar em um apartamento de R$ 5.000.000,00 quando vc põe os pés na rua a sua vida é igual a de uma pessoa que mora na favela.

    ReplyDelete

International Day of Compassion in honor of Dr. Patch Adams

  © Free Blogger Templates Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP