Sunday, October 4, 2009

Blogagem Coletiva - Sobrevivendo ao Despatriamento





Eu resolvi participar por que casei de ler na Net o pessoal reclamando do país que vivem, ao mesmo tempo eu recebo e-mail ou Scrap no meu "Orkut" de pessoas que moram no Brasil que querem dicas para morar na Suécia (no meu caso), eu pensei se essas pessoas querem deixar o Brasil para morar na Suécia, será que elas não leram na Net ou no Orkut que morar no exterior é uma m...... Que aqui ñ nasce chuxu, nem mandioca etc. Ou outra q escreveu que quem mora no exterior "são loucos" [ela sente falta de baladas etc].
Será que sou louca? Por gostar de viver aqui? Mesmo morando no sul da Suécia no inverno chega -24 graus, sempre a noite, a temperatura normal no inverno é de -15 graus até -19 graus, acho que sou louca "feliz".
Eu moro aqui já alguns anos, nem penso em voltar para o Brasil, não tenho nada lá, apenas um irmão e uma irmã, e parentes, todos eles com suas próprias vidas.
Amigos eu tenho poucos, agora a moda é ter amigos/as virtual, fica mais fácil lidar com as diferenças. Sinto saudades claro, mas ninguém morre de saudades.
Aqui estudei 9 anos sem pagar nada, apenas comprei livros. Aprendi muitas coisas, aqui tem curso para tudo nessa vida, a Suécia é um país da educação, sem curso fica difícil arrumar emprego. Tem até curso para ser faxineiro, claro a maioria dos cursos inventado para dar emprego para os "suecos", senão eles ficam doentes sem emprego. Se você ficou desempregado faz um curso, a pessoa aprende e dá emprego a outro, alguma coisa você tem de fazer.
Meu marido ficou desempegado 6 meses, eu estudava em outra cidade levantava 5:30 da manhã pegava um trem para ir para o curso, chegava em casa 16:30, meu marido em casa me esperando por mim (eu tinha de cozinhar, ele ñ sabe nadica de nada)para comer e conversar comigo, ele estava "com depressão" por estar desempregado bla bla .... eu disse um dia para ele, vai estudar, fazer um curso qualquer coisa, ficar em casa e procurar emprego não vai ajudar. Ele me perguntou como era no Brasil? Eu disse os brasileiros quando ficam desempregado fazem festa ficam "bêbados" para esquecer as magoas ...hehehehe
Ai foi pior ele começou a beber, outros amigos viam visitar também desempregados eles bebiam. Eu quase deixei ele ...mais a culpa foi minha. Além disso nós estamos esperando minhas ferias do curso, já tínhamos passagens compradas para o Brasil, ele precisava de umas ferias também.

Claro não fácil a vida em qualquer lugar, o paraíso não existe no mundo real, o paraíso está na sua cabeça, você que cria, da mesma forma você cria o seu "inferno".
Eu crie meu paraíso aqui na Suécia, meu espaço mesmo morando na "roça" 6.000 poucos habitantes, todo ano diminui, morre muito mais, e nascem poucos, e muitos mudam para outras cidades, a prefeitura onde eu moro vivia com problemas quase q foi a falência, ai outra cidade tinha de assumir, as outras prefeituras não queria assumir. No momento a prefeitura aceitou uns 25 refugiados que mudaram pra cá, dessa maneira outros suecos conseguiram empregos, alugam aptos, o social etc.

Eu tentei convencer meu marido a mudar daqui, mas agora ficou difícil nós temos casa própria ele tem emprego fixo, eu trabalho, os pais dele estão velhos, a casa onde eles vivem é do marido, duas casas para vender é muita coisa, ele me disse "vamos esperar eles morrem ai decidimos o que fazer" [aqui morrer é normal, principalmente quando é velho]. Isso faz uns 10 anos até agora os sogros estão firmes.

Eu moro fora da "aldeia" em uma chácara, um terreno grande, eu tenho horta, temos riacho, tenho um vizinho que mora perto, em frente minha casa tem uma "floresta negra", tem um lago, tem uma estrada que entrada da "aldeia".
Quando nós compramos essa "chácara" muita antiga foi construída em 1929, nem tinha banheiro tinha uma "privada fora no quintal", tomar banho nem pensar ...heheheh, tinha uma "banheira embaixo da escada" nós tiramos e fizemos um armário, fizemos um comodo grande com um banheiro grande com azulejo com 2 "ralos" e uma lavanderia. Na cozinha ainda tenho um fogão antigo de ferro eu uso no inverno, temos uma laleira nova, e tem 3 laleiras antiga que não usamos apenas com enfeite.
Nós reformamos a casa nós fizemos 40% do serviço, dessa maneira ficou bem mais em conta para nós, claro ainda tem algumas coisas pequenas para fazer, as portas e monte de armários para reformar. Ainda tem um chale para hospede que estou reformando.

Bem cada um tem seu "Carma" eu tenho o meu. Eu nunca tive depressão, ou morri de saudades do Brasil, só pela minha mãe [ela foi para outra vida], sinto muito a falta dela, depois que ela se foi, eu fiquei 6 anos sem ir no Brasil, eu pensava que ela estaria no Brasil, eu fui fiquei muito triste por que não encontrei ela lá. O resto eu vivo sem.

Quando você mudar do seu país tenham a mente aberta para uma nova cultura, novos valores [acho que valores só existem no Brasil, um dia um pessoa perguntou no Orkut, qual os valores do sueco?? Eu não sei. Aqui eles terminam o 2.o grau a maioria querem trabalhar, comprar seu carro, comprar seu próprio apto ou casa. Os suecos não espera que os pais compram para eles, todos eles são educados para ser independentes, construir suas vidas, cuidar de si mesmo. Se eles tem um emprego uma casa ou aluga um apto, carro e dinheiro para viajar nas férias, o resto é lucro.

Então aqui é tudo caro. Manicure [aprenda antes vir pra cá], depilar [aprenda], cortar cabelo [aprenda ou espera para cortar no Brasil, eu aprendi eu corto do marido e sogros, o meu eu espero qdo vou no Brasil, manicure nunca fiz, depilar eu mesmo faço, costurar [aprenda], eu já sabia, aprenda estudar e aprender [muita gente pensa que fazer um curso do idioma que em 6 meses vai aprender, vc tem aprender a "estudar". Com???? [ex: vc estuda alemão ou sueco no curso de 5 horar por dia, chega em casa e fala "inglês ou português" (vai demorar), tenta falar os 3 juntos, eu fiz isso, logo vc domina o idioma], vc tem de "respirar, comer, dormir o idioma" e levar pra cama também ajuda, vc tem ficar com raiva do idioma [aprendi com minha professora de sueco], pega um livro no idioma que vc está estudando e fala com "livro" {Olha aqui: eu vou aprender a falar "sueco", alemão ... nem pense que vc vai ganhar, eu vou engolir todas as palavras .... me espere .... depois: com calma sente e comece a ler o livro no idioma que vc quer aprender, converse com o "idioma" diga palavras de amor, diga que vc "ama o idioma, que quer muito aprender, etc... converse como o idioma como um "ser" que tem vida, energia, fale com carinho. Qdo tiver com raiva "desabafe", faz a mesma coisa com frio, com calor, com país, com as pessoas, pensem que todos são "Anjos" que eles amam vc, que vc ama o pais, o idioma, os costumes, que eles são "bonzinhos, lindinhos" etc....[Eu fazia isso no incio no banheiro sozinha, um dia meu marido passou pela porta e ouviu eu fazendo isso ..heheheh. Ele perguntou: Com quem vc estava falando no banheiro??? eu respondi com "idioma sueco" ] Depois disso ele nunca mais perguntou, na verdade os "gringos e nós despatriadas somos todos doidos ....hehehe.

"No Blog da Cissa tem a lista das participante":

"Be happy abroad" "Cissa"






11 comments:

  1. hahahahahaha mana, eu peguei tanta raiva do alemao que meus livros voaram pl janela. Por sorte/azar ela tava fechada hahahahahaha

    Obrigada por participar minha linda. Adorei teu texto e confesso ter ficado com vontade de ir conhecer tua chacara (calma, nao vou bater na tua porta assim do nada... aviso dois dias antes) ahahhahaha

    ReplyDelete
  2. Cissa pode vir sim .... sim claro ....a casa dos sogros é enorme, o meu marido muda ... assim eu nem preciso ficar traduzindo tudo .... podemos conversar em português .... Eu só escrevo e falo pouco no phone ....
    De nada foi um prazer!

    ReplyDelete
  3. hahahah
    adorei a parte do "respirar, comer, dormir o idioma", estou precisando urgente fazer isso!!!
    GOstei do seu blog!!

    Abraçosss

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela visita Lu, pois é, como nós duas dissemos, cada um na sua né nao?!?
    Bem legal o seu post,

    Beijos,

    ReplyDelete
  5. Temos que respirar 100% o outro idioma senao nao acontece...

    O maior problema que vejo com brasileiros que querem ir para qualquer país a trabalho é achar que tudo vai ser tao fácil quanto se fala português e nao é; o parto para o novo nascimento é sofrido.

    Abracos

    ReplyDelete
  6. Como eu ri agora... muito engraçado.

    ReplyDelete
  7. Olá! Obrigada, Ciça Laura, Carla e Georgia pela visita!
    Depois eu vou escrever um Post! como viver na Suécia num frio de -15 a 24 graus :)

    ReplyDelete
  8. Eu vivi na Suécia , antes. E voltei, ano passado. Gosto da Suécia, acho um pais divino e preocupado coma educacao.
    Meus filhos falam fluente , o sueco. Eu trabalho, aqui. Mas, ainda nao cosnegui sentar e falar com o idioma.
    Tenho muita dificuldade em OUVIR E ENTENDER(sIM...CADA UM TEM UMA DIFICULDADE) no idioma.
    Mas, honestamente falando, nao me vejo vivendo o r esto de meus dias aqui.Talvez, por que eu faca muito trabalho fora do país. E isso tem dificultado e muito.
    Por exemplo..:Dia 4, teria prova apra mudar de nivel. MAs, já vou ter que estar em Reykjavik.
    Para vc tr uma ideia, eu consegui o BETYG para mudar para o SAS, em apenas 3 meses. Mas, um médico sueco me ´medicou com um remédio que, acredite...acordei sem lembrar de nada...Até português , inglê e espanhol, voltei a estudar.
    nao tem sido fácil. viu?
    Esse problema tem me angustiado, muito.
    bjs e dias felizes
    graceolsson.com/blog

    ReplyDelete
  9. ola tudo bem sou fã do abba moro no brasil e queria saber se nos formos ai visitar eles nos recebem,eu aprendi a amar esse lindo pais atraves do abba,quem sabe passaomos no seu lar,visitamos vcs.sempre faz frio? meu email é
    jaocombr2009@hotmail.com obrigado por suas informaçoes e em junho torça por nós na copa,bj

    ReplyDelete
  10. a suecia é linda,mas o brasil ta se desenvolvendo muito,ainda vamos ser o melhor de todos,temos um povo alegre divertido,aos poucos estamos nos tornando uma potencia,seje vem vinda de volta vc e seu marido quando quiserem,o bom filho a casa torna

    ReplyDelete
  11. Oi Lucy,
    Hoje li este post (meio antigo), mas acho que sempre atual p/quem ainda tem problemas c/adaptacao fora do Brasil.
    Muito bem escrito.
    E a tua rocinha, vou conhecer logo-logo.

    Bjus.
    Marilene

    ReplyDelete

International Day of Compassion in honor of Dr. Patch Adams

  © Free Blogger Templates Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP