Thursday, October 15, 2009

Blog Action Day: Climate Change 2009

Vídeo sobre o "Blog Action Day: Climate Change 2009"

http://www.youtube.com/watch?v=3CnIJ19EVMo

Se quiser economisar dinheiro e salvar o meio ambiente, usa esse site aqui [inglês], para imprimir na Net.

Save Money. Save the Environment.

Tired of printing web pages only to find your printout is full of ads, empty space and other junk you don't want?
PrintWhatYouLike is a free online editor that lets you format any web page for printing in seconds!

Sunday, October 4, 2009

Blogagem Coletiva - Sobrevivendo ao Despatriamento





Eu resolvi participar por que casei de ler na Net o pessoal reclamando do país que vivem, ao mesmo tempo eu recebo e-mail ou Scrap no meu "Orkut" de pessoas que moram no Brasil que querem dicas para morar na Suécia (no meu caso), eu pensei se essas pessoas querem deixar o Brasil para morar na Suécia, será que elas não leram na Net ou no Orkut que morar no exterior é uma m...... Que aqui ñ nasce chuxu, nem mandioca etc. Ou outra q escreveu que quem mora no exterior "são loucos" [ela sente falta de baladas etc].
Será que sou louca? Por gostar de viver aqui? Mesmo morando no sul da Suécia no inverno chega -24 graus, sempre a noite, a temperatura normal no inverno é de -15 graus até -19 graus, acho que sou louca "feliz".
Eu moro aqui já alguns anos, nem penso em voltar para o Brasil, não tenho nada lá, apenas um irmão e uma irmã, e parentes, todos eles com suas próprias vidas.
Amigos eu tenho poucos, agora a moda é ter amigos/as virtual, fica mais fácil lidar com as diferenças. Sinto saudades claro, mas ninguém morre de saudades.
Aqui estudei 9 anos sem pagar nada, apenas comprei livros. Aprendi muitas coisas, aqui tem curso para tudo nessa vida, a Suécia é um país da educação, sem curso fica difícil arrumar emprego. Tem até curso para ser faxineiro, claro a maioria dos cursos inventado para dar emprego para os "suecos", senão eles ficam doentes sem emprego. Se você ficou desempregado faz um curso, a pessoa aprende e dá emprego a outro, alguma coisa você tem de fazer.
Meu marido ficou desempegado 6 meses, eu estudava em outra cidade levantava 5:30 da manhã pegava um trem para ir para o curso, chegava em casa 16:30, meu marido em casa me esperando por mim (eu tinha de cozinhar, ele ñ sabe nadica de nada)para comer e conversar comigo, ele estava "com depressão" por estar desempregado bla bla .... eu disse um dia para ele, vai estudar, fazer um curso qualquer coisa, ficar em casa e procurar emprego não vai ajudar. Ele me perguntou como era no Brasil? Eu disse os brasileiros quando ficam desempregado fazem festa ficam "bêbados" para esquecer as magoas ...hehehehe
Ai foi pior ele começou a beber, outros amigos viam visitar também desempregados eles bebiam. Eu quase deixei ele ...mais a culpa foi minha. Além disso nós estamos esperando minhas ferias do curso, já tínhamos passagens compradas para o Brasil, ele precisava de umas ferias também.

Claro não fácil a vida em qualquer lugar, o paraíso não existe no mundo real, o paraíso está na sua cabeça, você que cria, da mesma forma você cria o seu "inferno".
Eu crie meu paraíso aqui na Suécia, meu espaço mesmo morando na "roça" 6.000 poucos habitantes, todo ano diminui, morre muito mais, e nascem poucos, e muitos mudam para outras cidades, a prefeitura onde eu moro vivia com problemas quase q foi a falência, ai outra cidade tinha de assumir, as outras prefeituras não queria assumir. No momento a prefeitura aceitou uns 25 refugiados que mudaram pra cá, dessa maneira outros suecos conseguiram empregos, alugam aptos, o social etc.

Eu tentei convencer meu marido a mudar daqui, mas agora ficou difícil nós temos casa própria ele tem emprego fixo, eu trabalho, os pais dele estão velhos, a casa onde eles vivem é do marido, duas casas para vender é muita coisa, ele me disse "vamos esperar eles morrem ai decidimos o que fazer" [aqui morrer é normal, principalmente quando é velho]. Isso faz uns 10 anos até agora os sogros estão firmes.

Eu moro fora da "aldeia" em uma chácara, um terreno grande, eu tenho horta, temos riacho, tenho um vizinho que mora perto, em frente minha casa tem uma "floresta negra", tem um lago, tem uma estrada que entrada da "aldeia".
Quando nós compramos essa "chácara" muita antiga foi construída em 1929, nem tinha banheiro tinha uma "privada fora no quintal", tomar banho nem pensar ...heheheh, tinha uma "banheira embaixo da escada" nós tiramos e fizemos um armário, fizemos um comodo grande com um banheiro grande com azulejo com 2 "ralos" e uma lavanderia. Na cozinha ainda tenho um fogão antigo de ferro eu uso no inverno, temos uma laleira nova, e tem 3 laleiras antiga que não usamos apenas com enfeite.
Nós reformamos a casa nós fizemos 40% do serviço, dessa maneira ficou bem mais em conta para nós, claro ainda tem algumas coisas pequenas para fazer, as portas e monte de armários para reformar. Ainda tem um chale para hospede que estou reformando.

Bem cada um tem seu "Carma" eu tenho o meu. Eu nunca tive depressão, ou morri de saudades do Brasil, só pela minha mãe [ela foi para outra vida], sinto muito a falta dela, depois que ela se foi, eu fiquei 6 anos sem ir no Brasil, eu pensava que ela estaria no Brasil, eu fui fiquei muito triste por que não encontrei ela lá. O resto eu vivo sem.

Quando você mudar do seu país tenham a mente aberta para uma nova cultura, novos valores [acho que valores só existem no Brasil, um dia um pessoa perguntou no Orkut, qual os valores do sueco?? Eu não sei. Aqui eles terminam o 2.o grau a maioria querem trabalhar, comprar seu carro, comprar seu próprio apto ou casa. Os suecos não espera que os pais compram para eles, todos eles são educados para ser independentes, construir suas vidas, cuidar de si mesmo. Se eles tem um emprego uma casa ou aluga um apto, carro e dinheiro para viajar nas férias, o resto é lucro.

Então aqui é tudo caro. Manicure [aprenda antes vir pra cá], depilar [aprenda], cortar cabelo [aprenda ou espera para cortar no Brasil, eu aprendi eu corto do marido e sogros, o meu eu espero qdo vou no Brasil, manicure nunca fiz, depilar eu mesmo faço, costurar [aprenda], eu já sabia, aprenda estudar e aprender [muita gente pensa que fazer um curso do idioma que em 6 meses vai aprender, vc tem aprender a "estudar". Com???? [ex: vc estuda alemão ou sueco no curso de 5 horar por dia, chega em casa e fala "inglês ou português" (vai demorar), tenta falar os 3 juntos, eu fiz isso, logo vc domina o idioma], vc tem de "respirar, comer, dormir o idioma" e levar pra cama também ajuda, vc tem ficar com raiva do idioma [aprendi com minha professora de sueco], pega um livro no idioma que vc está estudando e fala com "livro" {Olha aqui: eu vou aprender a falar "sueco", alemão ... nem pense que vc vai ganhar, eu vou engolir todas as palavras .... me espere .... depois: com calma sente e comece a ler o livro no idioma que vc quer aprender, converse com o "idioma" diga palavras de amor, diga que vc "ama o idioma, que quer muito aprender, etc... converse como o idioma como um "ser" que tem vida, energia, fale com carinho. Qdo tiver com raiva "desabafe", faz a mesma coisa com frio, com calor, com país, com as pessoas, pensem que todos são "Anjos" que eles amam vc, que vc ama o pais, o idioma, os costumes, que eles são "bonzinhos, lindinhos" etc....[Eu fazia isso no incio no banheiro sozinha, um dia meu marido passou pela porta e ouviu eu fazendo isso ..heheheh. Ele perguntou: Com quem vc estava falando no banheiro??? eu respondi com "idioma sueco" ] Depois disso ele nunca mais perguntou, na verdade os "gringos e nós despatriadas somos todos doidos ....hehehe.

"No Blog da Cissa tem a lista das participante":

"Be happy abroad" "Cissa"






Wednesday, April 29, 2009

Today is "Unite for Hunger & Hope"



Today is "Unite for Hunger & Hope"

Hoje muitos blogueiros no mundo vão escrever sobre a "fome & esperança".

Eu vou colocar esse mapa que achei na Net.

Ler mais sobre a fome no mundo aqui:  Mais de 591 "blogueiros no mundo estão participando".

Sunday, April 26, 2009

"Movimento Blog Voluntário"

Post para o "Movimento Blog Voluntário"


Limpeza de um PC ou Laptop não passar um pano, é muito mais que isso. Fazer uma limpeza "interna" uma vez por dia, quando você liga ou desliga.

1. Existe vários programas que você pode usar, mas o melhor é o CCleaner é só fazer o "download" no link, quando você instalar o programa escolhe o idioma "português", esse programa faz o "Update automático", muito bom eu uso todos os dias.

2. Antivirus o melhor é o Antivir [pessoal é de graça], ele também faz o "Update automático" todos os dias, no caso de você entrar em um site ou alguém mandar "virus" ele avisa.
Avira Antivir Personal - Free Antivurs users "download" aqui

3. Browser, eu uso 4 browser
- Firefox [o melhor]
- Flock [ótimo]
- Google Chrome [usando o "Chrome" nem precisar usar a pagina "procurar" [search], é só escrever a palavra que o Chrome acha ....(browser muito inteligente e rápido)]
- Internet Explore [eu uso apenas para fazer o "Update do Windows"]

4. Site Advisor [aviso se o site o qual você visita existem vírus, espião etc]. Tem uma versão "free" , tem para o Firefox e Internet Explore.
Download

5. Especial caracteres/códigos (acentos ou simbolos), "Alt +...." para digitar, HTML especial códigos eu tenho um "Blog" com dicas.
Aqui: http://it-tips-pt-sv.blogspot.com/

Se precisa de ajuda me mande um "comentário" eu respondo com um "Post" sobre o assunto no "Blog" http://it-tips-pt-sv.blogspot.com/

Tuesday, April 21, 2009

Onde existe "justiça"??? [para Sofie]

Difícil dizer, a justiça da Suécia é muito estranha. Se um sueco/a não admitir o crime é difícil condenar o acusado/a. Nesse anos que vivo aqui já muita coisa estranha. Agora se um/a estrangeiro/a ou sueco/a pobre ele/ela será condenado, a maioria dos casos "sendo inocentes".

Aconteceu um caso de um estrupo em Jönköping, uma menina de 15 anos. Uma coisa estranha que desde que essa menina de 15 anos foi estrupada por "um f. d. ", o serviço social assumiu a responsabilidade pela menina e colocou ela em uma clinica , a qual essa clinica muito criticada pela população. Mas na Suécia o "serviço social" [o estado] que decidi sua vida, digo responsabilidade pelos "filhos", eles agem como "donos dos seus filhos" até eles completarem 18 anos.
Eu já muito casos em jornais e tv, só quando acontece alguma coisa "errada" eles nunca admiti um "erro", aqui na Suécia "os políticos ou servidores públicos, médicos etc, se comportam como Deus, eles nunca eram e ainda falam que fez o melhor dele. Por isso "todo mundo erra até Deus", os "únicos que nunca erram são os "suecos [nativos]".

No dia do julgamento do "acusado de estrupo" a menina de 15 anos cometeu suicídio poucas horas antes ela ir para o tribunal testemunhar. O juiz decidiu que o "f. d. " não deveria ser julgado, por que a principal "vitima" tinha morrido, o pior que o "f. d. " já tinha sido acusado antes de estrupo por outra "adolescente".
Eu li no jornal que a mãe da vitima vai processar "Jönköping" [aqui vc processar a prefeitura no caso, serviço social] pela morte da menina.
E outro juiz de outra cidade vai levar o caso na justiça na esperança de "processar o f. d". Vamos ver o que vai dar. Espero que q os "culpados pela morte dessa jovem" sejam julgados um dia, dessa maneira a "morte dela parece que foi em vão".

Link da reportagem [em sueco]

Friday, April 3, 2009

Políticos são iguais no mundo inteiro

 

 

 

 

 

 


A candidata do partido (socialdemocrata) da Suécia, faz qualquer coisa para ganhar as próximas eleições na Suécia.
Ela apareceu em uma foto no jornal
"Metro" beijando uma "lésbica para ganhar votos dos homossexuais".
Achei uma falsidade muito grande, claro essa é minha opinião. Eu acredito que um político só precisa trabalhar para conseguir sua meta, só que as vezes eles exagera. Muitos "blogueiros suecos" criticaram ela, nem precisa essa propaganda.
O governo atual é muito mais liberal que o "socialdemocrata", nos ministérios tem 2 "gays" é uma pessoa de cor. Já os "sociais democratas" teve apenas 2 ministros estrangeiros (nascerão em outros países). Além disso a lei que permite os "gays casarem na Suécia já foi aprovada" aqui a
reportagem.
Então o beijo foi apenas propaganda de graça.

 

 

 

 

 

"A candidata a [de blusa banca]

88kp8suwcbeh5ps7hjn7jne2cisokrs

Thursday, March 26, 2009

Earth Hour - kl. 20.30 - 21.30 hora local da Suécia


Sábado é o dia do "Earth Hour" devemos apagar as luzes no mundo inteiro por uma hora. Aqui na Suécia será entre as 20:30 até as 21:30.
Assim podemos ajudar o planeta terra.

Site do "Earth Hour" aqui


Friday, February 13, 2009

Foto de disputa de terras na Amazônia recebe prêmio internacional


O brasileiro Luiz Vasconcelos foi o vencedor da categoria "Notícias

Gerais" do World Press Photo 2009, o maior prêmio do fotojornalismo
mundial.

A foto premiada foi publicada originalmente no jornal A Crítica,
de Manaus (AM), em 10 de março de 2008, e mostra uma mulher indígena
enfrentando um batalhão de policiais em uma disputa por terras.

O principal prêmio, o de melhor foto
do ano, foi para o americano Anthony Suau, com o registro de um momento
dramático provocado pela crise econômica nos Estados Unidos.

A imagem, em que um policial faz uma inspeção em uma casa de Cleveland,
após os proprietários serem despejados, fez parte de uma reportagem
publicada em março de 2008 pela revista Time.

Outros brasileiros

Além de Vasconcelos, outros dois brasileiros foram reconhecidos pelo prêmio.

Eraldo Perez, da agência Associated Press, recebeu menção honrosa na categoria
"Cotidiano" por uma foto que mostra pessoas em volta do corpo de Thiago
Franklino Lima, na favela do Coque, no Recife.

Já André Vieira, a Focus Photo und Presse Agentur, ficou em terceiro lugar
na categoria "Artes e Entretenimento" por um registro do estilista
angolano Xhunos, feita em Luanda.

A entrega dos prêmios ocorre no dia 3 de maio em Amsterdã, na Holanda.

As fotos serão exibidas ao público a partir de 4 de maio na cidade, antes
de passarem por mais de 100 localidades em todo o mundo.

Ler a reportagem completa na no site: BBC Brasil


International Day of Compassion in honor of Dr. Patch Adams

  © Free Blogger Templates Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP